Qual a diferença entre teletrabalho e home office?
Teletrabalho é aquele que pode ser executado de qualquer local com uso da tecnologia e comunicação. Para tanto, essa modalidade deverá constar no contrato de trabalho com a especificação das tarefas que serão realizadas. Observa-se ainda que nesta modalidade não há controle de jornada.
No home office podemos classifica-lo como trabalho à distância, o qual poderá ser executado na casa do empregado, bem como deve ser instituído por norma interna da empresa ou acordo coletivo a depender da situação, desta forma, deverá constar expressamente no contrato individual de trabalho, já que esta modalidade depende da anuência do empregado. Nesta modalidade o empregado executa seus afazeres de forma análoga como se estivesse na empresa, logo, o empregador poderá criar formas de controle de jornada e apresentação de resultados.
Exceção feita aos tempos de pandemia, neste momento as empresas não estão obrigadas a aditar os contratos de trabalho dos seus empregados, haja vista que o afastamento dos colaboradores para a realização do home office se trata de medida de ordem pública, a qual visa a integridade e saúde dos funcionários afim de preservar as regras de isolamento social mitigando a propagação do novo coronavirus.
Por Dra. Márcia Amorim, advogada no GUILLON, COVELO e BRASILEIRO Advogados
veja TAMBéM
Em caso de morte do empregado, qual o procedimento para o pagamento das verbas rescisórias?
Por Dra. Marcia Amorim, advogada no GUILLON, COVELO e BRASILEIRO
Saiba MaisQuantas vezes o empregado pode faltar ao serviço sem afetar o seu direito de usufruir férias?
Da série "Perguntas e Respostas" do GUILLON, COVELO e BRASILEIRO.
Saiba MaisA Covid-19 como Doença Ocupacional - Portarias do Ministério da Saúde nsº 2.309 e 2.345.
Dr. Eduardo Brasileiro e Dra. Márcia Leme Amorim - advogados no Guillon, Covelo e Brasileiro.
Saiba Mais

