O que devemos saber sobre o PIX?
que é o PIX?
O PIX é uma forma de realização transferências e pagamentos em meio eletrônico, como alternativa ao sistema tradicional de TEDs e DOCs. O PIX ainda se encontra em fase de implementação e testes, por isso, os valores das transações são limitados a depender do período e da titularidade da conta.
A principal vantagem na utilização do PIX é sua eficiência, já que os valores movimentados serão recebidos de forma imediata, ainda que o pagamento seja feito fora do horário bancário, inclusive em finais de semana e feriados. Por enquanto, as transações realizadas via PIX são gratuitas, mas para as empresas está prevista a cobrança de tarifas futuramente, a depender do volume.
Quem pode realizar e receber pagamentos com o PIX?
Na atual fase do PIX, é possível realizar e receber pagamentos entre pessoas físicas, entre pessoas físicas e jurídicas e entre pessoas jurídicas. Futuramente, será possível até mesmo o pagamento de tributos por meio do PIX.
Qual a providência a empresa precisa tomar para usar o PIX?
Para realizar e receber pagamentos por meio do PIX, é necessário que a empresa cadastre uma chave de pagamento no banco onde tem conta, por exemplo, o CNPJ ou o e-mail da empresa, sendo possível cadastrar mais de uma chave.
veja TAMBéM
Qual o Papel do Advogado na Compra de um Imóvel?
Da série "Perguntas x Respostas" do GCB Advogados.
Saiba MaisTortura Psicológica é Crime?
Da série "Perguntas e Respostas" do GCB Advogados
Saiba MaisA qual Estado o ICMS é Devido?
Na importação de mercadorias, o ICMS é devido ao Estado onde é realizado o desembaraço aduaneiro ou ao Estado destinatário? Da série de "Perguntas e Respostas" do Advogados GCB.
Saiba Mais