O que devemos saber sobre o PIX?
que é o PIX?
O PIX é uma forma de realização transferências e pagamentos em meio eletrônico, como alternativa ao sistema tradicional de TEDs e DOCs. O PIX ainda se encontra em fase de implementação e testes, por isso, os valores das transações são limitados a depender do período e da titularidade da conta.
A principal vantagem na utilização do PIX é sua eficiência, já que os valores movimentados serão recebidos de forma imediata, ainda que o pagamento seja feito fora do horário bancário, inclusive em finais de semana e feriados. Por enquanto, as transações realizadas via PIX são gratuitas, mas para as empresas está prevista a cobrança de tarifas futuramente, a depender do volume.
Quem pode realizar e receber pagamentos com o PIX?
Na atual fase do PIX, é possível realizar e receber pagamentos entre pessoas físicas, entre pessoas físicas e jurídicas e entre pessoas jurídicas. Futuramente, será possível até mesmo o pagamento de tributos por meio do PIX.
Qual a providência a empresa precisa tomar para usar o PIX?
Para realizar e receber pagamentos por meio do PIX, é necessário que a empresa cadastre uma chave de pagamento no banco onde tem conta, por exemplo, o CNPJ ou o e-mail da empresa, sendo possível cadastrar mais de uma chave.
veja TAMBéM
Judiciário prestigia abertura de ano letivo na FAAP
Veja matéria do Tribunal de Justiça de São Paulo envolvendo nosso sócio e presidente da FAAP, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon.
Saiba MaisComo Calcular Presença Oficial nos EUA para não Pagar Impostos como Residente Fiscal Americano?
Da série de "Perguntas x Respostas" do Advogados GCB
Saiba MaisEm caso de morte do empregado, qual o procedimento para o pagamento das verbas rescisórias?
Por Dra. Marcia Amorim, advogada no GUILLON, COVELO e BRASILEIRO
Saiba Mais

